Culinária

Os Africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de um a vasta sabedoria na Culinária, alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes na influência da culinária brasileira, o Azeite de Dendê, é sem dúvida uma das maiores contribuições para a comida brasileira, é indispensável em inúmeros Pratos Típicos do Brasil tanto diretamente ,como ingrediente, como indiretamente na confecção deles.Pratos tipicamente brasileiros como a feijoada fruto da adaptação do negro as condições adversas da escravidão que com sobras de carnes juntamente com a sabedoria da culinária africana, já que vários foram os povos africanos que foram trazidos ao Brasil, daí vários conhecimentos culinários, adaptaram-se aquela situação resultando num dos pratos típicos mais apreciados em todo o País. Na Culinária Africana não podemos deixar de mencionar a utilização de frutos do mar, como parte da alimentação.
A cozinha negra, pequena mas forte, fez valer os seus temperos, os verdes, a sua maneira de cozinhar. Modificou os pratos portugueses, substituindo ingredientes; fez a mesma coisa com os pratos da terra; e finalmente criou a cozinha brasileira, descobrindo o chuchu com camarão, ensinando a fazer pratos com camarão seco e a usar as panelas de barro e a colher de pau.


Vejam alguns exemplos dessa influência africana na nossa culinária.


Abará


Bolinho de origem afro-brasileira feito com massa de feijão-fradinho temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dendê, algumas vezes com camarão seco, inteiro ou moído e misturado à massa, que é embrulhada em folha de bananeira e cozida em água. (No candomblé, é comida-de-santo, oferecida a Iansã, Obá e Ibeji).

                                                                   Ingredientes:- 500grs de feijão fradinho
- 6 folhas médias de bananeira cortadas em pedaços de 10 x 20cm
- 2 cebolas grandes cortadas em pedaços
- 250grs de camarão seco defumado, sem casca
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 3/4 xícara (chá) de azeite de dendê

Para o Molho:
- 1 xícara (chá) de camarão seco defumado, sem cabeça e sem rabo
- 1 cebola grande picada
- 3 colheres (sopa) de azeite de dendê

Modo de Preparo:

Passe o feijão fradinho pelo processador ou pelo liquidificador até ficar bem quebrado.
Coloque de molho na água de um dia para o outro.
Retire as cascas que subirem à superfície.
Passe em água corrente e escorra.
Reserve.
Cozinhe a folha de bananeira no vapor por 4 minutos ou até começar a murchar.
Bata o feijão, a cebola, o camarão e o gengibre, no processador, até ficar uma massa homogênea.
Junte o azeite de dendê e misture bem.
Enxugue bem as folhas e em cada uma coloque uma colher da mistura preparada.
Em uma das pontas, sobreponha um lado da folha sobre o outro.
Dobre as laterais para o centro, como uma flecha. Dobre para baixo.
Repita a operação com a outra extremidade.
Cozinhe os abarás no vapor por 30 minutos ou até aumentar de tamanho.
Prepare o recheio: Passe o camarão no processador.
Frite a cebola no azeite de dendê até murchar.
Junte o camarão e refogue por 10 minutos, em fogo baixo.
Se secar, junte um pouco de água.
Sirva o abará quente ou frio na própria folha de bananeira.
Cada pessoa corta o abará ao meio e coloca um pouco do recheio.



Aberém


Bolinho de origem afro-brasileira, feito de milho ou de arroz moído na pedra, macerado em água, salgado e cozido em folhas de bananeira secas. (No candomblé, é comida-de-santo, oferecida a Omulu e Oxumaré).

Ingredientes:

- 2 xícara(s) (chá) de canjica
- quanto baste de sal
- quanto baste de açúcar
- quanto baste de folha de bananeira

Modo de Preparo:

De véspera, deixe o milho de molho em água fria. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela com pouco de água, 1 pitada de sal e outra de açúcar. Quando o milho amolecer, bata-o no liquidificador, moa ou passe pelo processador. Corte folhas de bananeira em tiras de 10 cm de largura e passe-as na chama do fogão para amolecer. Coloque 1 colher de sobremesa do minguau sobre cada tira, enrole e amarre as pontas Mergulhe-os numa panela com água fervente e cozinhe por alguns minutos.

Dicas: O aberém pode ser usado também como acompanhamento para pratos salgados ou como sobremesa. Neste caso, adicione à mais açúcar e um pouco de leite de coco.


Aluá


Bebida refrigerante feita de milho, de arroz ou de casca de abacaxi fermentados com açúcar ou rapadura, usada tradicionalmente como oferenda aos orixás nas festas populares de origem africana.

                                                                 Ingredientes:

- 450 gr de milho verde
- 2 litro(s) de água
- 500 gr de rapadura
- 3 unidade(s) de limão
- 200 gr de casca de abacaxi

Modo de Preparo:

Escolha, lave e leve o milho ao sol, para secar. Bote uma caçarola, sem gordura nenhuma, ao fogo, coloque o milho e mexa para tostar todo por igual e depois retire do fogo e deixe esfriar. Ponha a água numa jarra com o milho já frio. Tampe bem a jarra e deixe em Infusão durante oito a dez dias, todos os dias dê uma mexida e, logo em seguida, tampe a jarra. No dia de servir, raspe ou corte em pedaços pequenos as rapaduras e coloque tudo dentro da jarra, já com a água e o milho. Mexa bem até dissolver as rapaduras e as cascas de abacaxi. Coe num coador de pano. Coloque o suco dos limões. Caso prefira mais doce, pode botar mais açúcar, de acordo com o gosto da pessoa. O aluá também pode ser feito com açúcar comum.


Quibebe


Prato típico do Nordeste, de origem africana, feito de carne-de-sol ou com charque, refogado e cozido com abóbora. Tem a consistência de uma papa grossa e pode ser temperado com azeite-de-dendê e cheiro verde.


Ingredientes:


  • Abóbora cortada em pedaços (bem madura, sem as cascas, miolo e sementes)




  • Óleo




  • Cebola batidinha




  • Sal a gosto




  • Pimenta do reino a gosto




  • Pitada de açúcar




  • Cheiro verde picadinho a gosto




  • Alho amassado




  • Modo de Preparo:


  • Em óleo quente, frite um pouco a cebola, o alho, acrescente a abóbora, refogando bem.




  • Tampe a panela e leve para cozinhar em fogo brando.




  • Use o mínimo de água, pois a abóbora solta muita água.




  • Estando bem cozida, amasse-a ligeiramente com uma colher de pau ou com uma escumadeira, tempere-a com o sal, pimenta e uma colherinha de café, de açúcar.




  • O quibebe deve ficar bem cozido, mas sem caldo.




  • O cheiro verde picadinho, deve ser colocado quando o quibebe estiver pronto.




  • É um bom acompanhamento para carne, frango, peixe.






  • Acarajé


    O Acarajé é uma especialidade gastronómica da culinária afro-brasileira feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite-de-dendê. O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru ou salada, quase todos componentes e pratos típicos da cozinha da Bahia. É um prato típico da culinária baiana e um dos principais produtos vendidos no tabuleiro da baiana (nome dado ao recipiente usado pela baiana do acarajé para expor os alimentos), que são mais carregados no tempero e mais saborosos, diferentes de quando feitos para o orixá.

    Ele é também Acarajé, comida ritual da orixá Iansã. Na África, é chamado de àkàrà que significa bola de fogo, enquanto je possui o significado de comer. No Brasil foram reunidas as duas palavras numa só, acara-je, ou seja, “comer bola de fogo”. Devido ao modo de preparo, o prato recebeu esse nome.

    Ingredientes:


  • 1 litro de azeite de dendê para fritar




  • 1 colher (sobremesa) de sal




  • 1 dente de alho




  • 1 colher (chá) de gengibre ralado




  • 300 g de cebola em pedaços




  • 1 kg de feijão fradinho quebrado




  • Camarão para Acarajé:




  • 1 cebola picada em pedaços bem pequenos




  • 1 xícara (chá) de caldo de peixe ou de camarão




  • coentro a gosto




  • ½ xícara (chá) de azeite de dendê




  • 100 g de camarão seco defumado sem cabeça




  • Modo de Preparo:

    Numa bacia grande, coloque o feijão e lave várias vezes, até sair toda a casca. A seguir, deixe de molho por 3 horas. Escorra o feijão, coloque no liquidificador, junte a cebola, o gengibre, o alho e o sal e bata até obter uma pasta. Antes de fritar, bata novamente a pasta com uma colher, até ficar bem fofinha. Numa panela grande, aqueça bem o azeite-de-dendê. Com a ajuda de duas colheres, molde os bolinhos e frite-os no azeite. Sirva-os recheados com camarão ou com os recheios à parte. Camarão para acarajé: Numa panela, coloque todos os ingredientes e misture. Leve ao fogo e refogue por 3 minutos.